Carga Horária: 94 horas
Preço: 295 €
Formação Presencial
Público-alvo
A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
Requisitos de acesso ao curso
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, associados ao nível de qualificação escolar:
- deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;
- não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade.
Objetivos de Aprendizagem
A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
2. na gestão e coordenação de formação;
3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
i) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
ii) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
REFERENCIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FMA
iii) Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.
Conteúdos Programáticos
MF1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL
.SubM1.1 - Formador: Contextos de Intervenção
•SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
. SubM2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
•SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
•SubM3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
•SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
•SubM4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
•SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO
•SubM5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
•SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
•SubM6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
•SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM
•SubM7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
•SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
•SubM8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
•SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA Final
•SubM9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
•SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
Regime de Assiduidade: O limite máximo de faltas é de 5% do número total de horas da ação de formação.
Local: Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores.
Preço: 295 €
Formação Presencial
Público-alvo
A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
Requisitos de acesso ao curso
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, associados ao nível de qualificação escolar:
- deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;
- não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade.
Objetivos de Aprendizagem
A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
2. na gestão e coordenação de formação;
3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
i) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
ii) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
REFERENCIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FMA
iii) Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.
Conteúdos Programáticos
MF1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL
.SubM1.1 - Formador: Contextos de Intervenção
•SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
. SubM2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
•SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
•SubM3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
•SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
•SubM4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
•SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO
•SubM5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
•SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
•SubM6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
•SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM
•SubM7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
•SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
•SubM8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
•SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA Final
•SubM9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
•SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
Regime de Assiduidade: O limite máximo de faltas é de 5% do número total de horas da ação de formação.
Local: Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores.